,

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Olá pessoal! Tudo certo?

Eu nunca gostei de ler pelo celular ou computador, sempre preferi o livro físico, mas tem certas situações da nossa vida que a gente resolve dar uma chance, como condições financeiras ou a quantidade de peso que temos de carregar, né? 

Minha irmã estava lendo alguns livros pelo celular e resolvi tentar. A Playlist de Hayden foi uma de suas indicações e foi o primeiro que comecei a ler pelo celular e acabei me surpreendendo e me encantando com a praticidade de ter muitos livros na palma da minha mão. Bom, vamos à resenha:


Quando Sam encontra seu melhor amigo morto com uma garrafa de bebida ao lado e um vidro de remédios vazio, não restavam dúvidas de que ele havia cometido suicídio. Mas "o que levou Hayden a fazer isso?". Sam tinha esse e muitos outros porquês para descobrir, principalmente devido ao pendrive com uma playlist e um bilhete que Hayden deixou:

Para Sam
Ouça. Você vai entender.

"O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. E eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha." (pág. 14 - ebook)

Sam se sente culpado por não ter percebido algum indício de que seu amigo estava prestes a se matar. Por esse motivo, tentava encontrar alguma pista nas entrelinhas das músicas que estavam na playlist. Cada música tinha alguma ligação com algum momento ou lembrança de Sam com o amigo. Assim ele vai descobrindo vários segredos e não acredita que seu melhor amigo havia escondido tantas coisas dele.

Muitos acontecimentos poderiam levar Hayden ao suicídio, um deles era o bullying que sofria com a 'trifeta do bullying" que incluía seu irmão mais velho Ryan e seus dois amigos. E coisas misteriosas acontecem com esse trio e ninguém sabe quem é o autor delas. 


A história é bem envolvente, mas acredito que não é a melhor história que eu já li. Achei Sam muito dramático e as vezes sentia raiva das atitudes dele. Ao mesmo tempo, queria tanto como ele descobrir porque Hayden se matou, e esperava o próprio aparecer no final e dizer que tudo era uma pegadinha haha. 

Falando em final, me decepcionei com ele, parecia mais final de novela. Sabe quando as coisas se acertam tão rápido e é muita informação? Pois é, não gostei disso. E pensei em outros rumos que a história poderia ter levado.

A leitura é bem leve, por isso li bem rápido, mas a mensagem é forte, por se tratar de bullying e suicídio. Uma coisa interessante de ressaltar é que o ponto de vista da história é de Sam e não do suicida (como geralmente acontece em livros que abordam esse tema), mostrando como pessoas que perdem pessoas dessa forma se sentem, e isso poderia acontecer com qualquer um de nós. 

Cada capítulo possui o título de alguma música presente na playlist. É legal essa ideia de associar música e texto, mas eu não vi tanta ligação das músicas com o enredo, talvez porque eu não conhecia nenhuma. Só tentava entender porque cada uma foi escolhida para aquele capítulo a partir do título, porque tive preguiça de ouvir depois. Mas para quem gosta de conhecer músicas novas e não tem preguiça, é uma ótima ideia.


Update: você pode ouvir as músicas nessa playlist do Spotify


ISBN 9788581637044 Editora Novo Conceito Nota 4/5 Páginas 231 - ebook/288 - físico

*O ebook que li afirmava ter 231 páginas, mas no site da editora diz que tem 288.
**As fotos desse post foram tiradas antes do meu celular ter sido roubado :(

É isso pessoal, espero que tenham gostado, e se você já leu o livro, comente ↓ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.