,

Resenha: Sobre a Escrita - Stephen King



Nada a ver aquela mão ali, mas curti a foto
Olá pessoal!

Hoje eu venho trazer a primeira resenha do blog YAY! Haha
Já faz algum tempo que eu estava com esse livro em mãos, eu emprestei ele de um amigo (alô Pedro), que me indicou. O livro ficou rolando aqui, até já vai fazer aniversário rs. Eu estou falando do livro “Sobre a Escrita”, do Stephen King.


Podem me julgar, mas eu não me lembrava de ter ouvido falar desse autor na minha vida, eu sei, depois de ter lido o livro percebi que ele é um grande autor, escreveu mais de 50 livros, e muitos deles eu me lembro do nome, mas nunca os associei com o autor.

O livro é dividido em várias partes, basicamente, três. Na primeira parte, ele conta um pouco sobre a sua história, afirmando que não chega a ser uma autobiografia e sim uma espécie de Currículo (bem elaborado por sinal). Eu gosto dessa parte, porque é uma forma dele apresentar suas características e experiências relacionadas com a escrita e na vida em geral, demonstrando que podemos confiar (ou não) nesse cara, “olha só a vida dele”.


É na segunda parte que o objetivo real do livro começa a surgir, ele começa a descrever o que é a escrita e, simplesmente, diz que é telepatia pura, porque nenhuma das pessoas que participam da comunicação (o escritor e o leitor) abre a boca para se comunicar.

“E aqui vamos nós – telepatia de verdade em curso. Você vai notar que não tenho nada na manga e que meus lábios nunca se mexem. E é bem provável que os seus também não.” (p. 95).

Ele diz para não encarar a escrita de maneira leviana, e sim para levá-la a sério.

“Mas é a escrita, cacete, não é lavar o carro ou passar delineador. Se você levá-la a sério, podemos conversar. Se você não puder ou não quiser, é hora de fechar o livro e ir fazer outra coisa.” (p. 96).

Em outra parte do livro, ele destaca que todo escritor deve ter uma caixa de ferramentas (dessas de bandejas e várias gavetinhas). Algumas das ferramentas que devem estar nessa caixa são: o vocabulário e a gramática. Além de dar diversos conselhos relacionados à forma e estilo, parágrafo, um breve desabafo sobre advérbios e muito mais que acrescenta na vida de um escritor.


No final do livro ele conta o que aconteceu em junho de 1999: um acidente que quase o matou e sua recuperação. Ele resolveu incluir essa parte no livro por que foi bem na época que o livro "Sobre a Escrita" estava encostado.

O que tenho a dizer é que: se você quer ser um escritor, você PRECISA ler "Sobre a Escrita" o quanto antes, ok? Você não vai se arrepender.


Ainda nas últimas páginas, ele exemplifica uma de suas "técnicas" com um conto escrito pela primeira vez (porta fechada) e depois com os cortes e correções (porta aberta). Amei!

Durante a narrativa, Stephen cita vários livros, alguns dele (falando de como foi o processo e etc), e outros de autores diferentes que ele admira. Posso dizer que terminei o livro com uma lista cheia de livros para ler.


O livro é ótimo, o autor é ótimo, a proposta é ótima, só que meu ritmo de leitura não é tão ótimo assim, por isso demorei muito para lê-lo. O Pedro fez algumas marcações das frases que mais gosto no livro, senti vontade de fazer isso em todos os meus livros.

ISBN 9788581052779 Editora Suma das Letras Nota 5/5 Páginas 256
É isso aí pessoal, o que vocês acharam do livro? Leriam? Não se esqueçam de dizer se gostam de posts assim aqui nos comentários. Comente ↓


Ah, valeu Pedro por ter me emprestado o livro e valeu pela paciência.

3 comentários:

  1. Adorei o post e esse livro, pelo que você falou é bem bom, está na minha listinha de próximos livros para ler! ♥

    ResponderExcluir
  2. AEEEEEEEEEEE, TEEEEEERMINOUUUUUU! ALELUIAAAAAAA!!! GLÓRIA A DEUS!!! HAHAHAHA Fico muito feliz que tenha gostado e tenha adicionado algo a sua vida, Jéssica. Agora, por gentileza, devolva-o para a minha estante - a sessão do Stephen Kinge está muito feia sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk claro, só preciso de um tempo para te entregar, porque você nunca mais aparece.

      Excluir

Gostou do post? Comenta aqui então.